quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Perfil do Autor: Patrícia Barboza

Oi, pessoal! Iniciando mais uma postagem do "Perfil do Autor", aonde apresento aos leitores do "Ponto do Autor" escritores nacionais. Hoje divulgarei o trabalho da escritora de livros infantojuvenis Patrícia Barboza.

Patrícia ama o seu trabalho e é totalmente apaixonada por livros. Sua paixão começou com O Sítio do Pica-Pau amarelo, de Monteiro Lobato. Patrícia assistia á série televisiva e em seguida começou a ler as historinhas em quadrinhos da turma do Sítio. Foi apenas um pulo para livros clássicos, uma coleção de capa dura que Patrícia ganhou num aniversário, recheada de contos de fadas como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, O Patinho Feio. Assim nasceu a leitora e o esboço de uma futura escritora.

Patrícia escreve para o público adolescente, pois considera esta a melhor fase da vida, aonde tudo é novidade, descoberta e diversão. Uma época de expectativas, de corações acelerados. É com esse pensamento que ela cria suas incríveis histórias, sendo uma eterna adolescente.

Possui cursos de especialização em Literatura Infantojuvenil e Produção Editorial, pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Desde 2007, a escritora visita escolas apresentando debates e palestras sobre seus livros e leitura no geral, estimulando os estudantes a lerem mais. Além disso, ela também está sempre participando de palestras e seminários em universidades e trocando ideias e informações com alunos e professores de  Letras e Pedagogia.

Dessas experiências, Patrícia criou o Projeto Leitura Nota 10, sendo a coordenadora e palestrante responsável em tempo integral. De Abril de 2010 a Agosto de 2011, Patrícia atingiu a fantástica marca de 120 palestras e 6 mil alunos participantes!

Quem é do Rio de Janeiro e gostaria de indicar o projeto à alguma escola, é só acessar o site exclusivo. Lá estão todas as informações e detalhes!




Ela também é participante de outro projeto, além do Projeto Leitura Nota 10. Juntamente com outros escritores brasileiros, ela divulga e estimula a literatura nacional para as editoras, leitores e livrarias. A intenção é fazer com que o interesse pelos livros nacionais cresçam cada vez mais e o autor brasileiro seja mais respeitado e admirado, e seus livros mais desejados e valorizados.

Esse projeto é intitulado Projeto Novas Letras, e leva em turnê por todo o país, esse grupo de escritores. Eles participam de eventos e bate-papos em livrarias, debatendo questões do mercado editorial no Brasil, desde o processo de criação e escrita, passando pela busca de uma editora, divulgação e distribuição, competindo com livros estrangeiros.  O contato com os leitores é constante e produtivo. O Projeto Novas Letras possui um site oficial, aonde podemos acompanhar a agenda, fotos e muitas outras informações.

E agora, apresento seus livros aos leitores do "Ponto do Autor":

Confusões de Um Garoto
Editora Ciranda Cultural
Ano: 2010
Número de páginas: 96
Sinopse: "Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelhoe não reconheceu quem estava refletido. Tinha crescido e mudado demais. Parecia outro garoto! O uniforme do colégio, que usava no ano anterior, nem em sonho cabia mais nele. Ser adolescente não é nada fácil! Além de lidar com a nova aparência, um bocado de perguntas provocava confusões em sua cabeça... Por que as suas irmãs gêmeas falavam sem parar? Por que, de repente, certas cosias não tinham a mesma graça? Por que não conseguia deixar de pensar na Júlia, sua amiga de infância? E por que o perfume que ela deixou no seu rosto o estava enlouquecendo?"
Skoob | Press release

Os Sete Desafios
Editora Ciranda Cultural
Ano: 2010
Nº de páginas: 144
Sinopse: "Flavinha esperou ansiosamente pelas férias de janeiro! Ficaria juntinho do namorado, curtindo a Cidade Maravilhosa, durante o mês inteirinho. Mas foi aí que ela começou a acreditar no tal do "inferno astral": seu namorado precisa viajar para outro Estado durante todo o mês, seus pais saem em segunda lua de mel por duas semanas e, para completar, ainda tem que ficar com a pessoa mais maluca da face da Terra: a tia Lilica! Lilica, querendo acabar de vez com o mau humor da sobrinha, estabelece Os Sete Desafios: Ela vai ajudar Flavinha a realizar sete coisas que ela nunca teve coragem de fazer antes que os pais retornem de viagem! E você? Se tivesse a chance de realizar os sete desejos, o que faria?"
Skoob | Press release

A Primeira Vez A Gente Nunca Esquece
Editora Ciranda Cultural (relançamento)
Editora Amarelinha (1ª edição em 2005)
Ano: 2010
Nº de páginas: 160
Sinopse: "Como foi... ... o seu primeiro amor? ... o seu primeiro beijo? ... o seu primeiro fora? ... a sua primeira briga? Inesquecível? Um grande mico? Ou ainda não aconteceu? A adolescência é a fase de nossas vidas que mais nos proporciona as tão sonhadas e, por que não,as mais temidas primeiras vezes. A primeira festa, o primeiro namorado, o primeiro acesso de ciúmes, o primeiro choro de saudades. Conflitos, descobertas, medos, angústias... Sentimentos comuns ligados à primeira vez. Mas tudo isso também pode ser bastante engraçado. Quantas vezes passamos por situações realmente complicadas e, depois de certo tempo, não morremos de rir com aquilo? Como tudo isso é inevitável, vamos deixar os medos de lado e encarar a vida de frente! O livro traz 14 histórias, com protagonistas masculinos e femininos, contando sobre as suas primeiras vezes. Alguns dos temas abordados: o primeiro amor, a primeira barba, o primeiro sutiã, a primeira decepção, o primeiro emprego e o primeiro regime."
Skoob | Press release

Sai da Internet, Clarice!
Editora Leitura
Editora Livre Expressão (1ª edição em 2006)
Ano: 2010
Nº de páginas: 100
Sinopse: "A autora Patrícia Barboza entra no mundo das adolescentes e desvenda a importância de uma vida social virtual. Clarice tem 15 anos e acaba de ganhar um computador. Ela está afoita por entrar nos meandros do mundo virtual. Neste espaço, onde fica durante o tempo todo, descobre muitas coisas, perigos e informações sobre sua própria vida. É claro que sempre escuta a sua mãe gritando: Sai da internet, Clarice!"
Skoob | Press release



Os Quinze Anos de Carol
Editora Livre Expressão
Editora RGB (1ª edição em 2002)
Ano: 2009
Nº de páginas:
Sinopse: "Ana Carolina - ou Carol, como prefere ser chamada - é uma adolescente de quinze anos do Rio de Janeiro. Mas ela poderia ser de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Mora com os pais, Carlos e Valéria, e uma irmã mais nova chamada Marcela, em um apartamento num bairro de classe média. Sua melhor amiga é a Carina, companheira de colégio e passeios ao clube. Vida relativamente perfeita, não? Pois é... nem tudo. Todas as amigas estão namorando, menos ela! Ela envergonha-se muito disso, afinal de contas, está definitivamente encalhada! E querendo livrar-se desta situação tão desconfortável, se mete em várias confusões muito divertidas! Carol relata de forma engraçada as suas dúvidas e descobertas em relação ao sexo, primeiro amor, menstruação, namoro, amizade e muito mais. Você vai querer ter uma amiga igual a ela..."
Skoob

Patrícia é uma grande ativista cultural, pois além de apoiar a literatura brasileira, ela também estimula o hábito de ler nos adolescentes de todas as classes sociais, tanto meninos como meninas. Seus livros são super atuais, modernos e adorados por seus jovens leitores.

Website oficial | Facebook | Twitter | Skoob de usuária | Skoob de autora | Projeto Leitura Nota 10 | Projeto Novas Letras

Um comentário: