quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Perfil do Autor: Stephen King

Stephen King (21/09/1947: 64 anos)




Nome real: Stephen Edwin King
Outros pseudônimos: Richard Bachman, John Swithen
Gênero: horror, suspense, fantasia, ficção científica, drama
Obras mais conhecidas: Carrie - A Estranha, O Iluminado, A Zona Morta, O Cemitério, A Dança da Morte, A Coisa (It), A Torre Negra, Os Olhos do Dragão, A Hora do Vampiro, Dança Macabra

O escritor americano Stephen King é uma das lendas vivas da literatura mundial, com mais de 350 milhões de livros vendidos mundo afora, em mais de 40 países. Apesar de ser conhecido principalmente por escrever histórias de terror, King enveredou com sucesso em outros gêneros, escrevendo livros como À Espera de Um Milagre, um drama com toques paranormais. Uma de suas metas pessoais era escrever o mais longo livro de fantasia épica do mundo, alcançada com a publicação da série A Torre Negra, iniciada em 1977 e terminada em 2004, constituída por 7 livros. Além disso, mais de 40 filmes foram produzidos com base em seus livros e contos, sem contar minisséries, séries e filmes de TV.

Sua fama veio com Carrie, A Estranha, um enredo que ele inicialmente havia descartado, retomando-o apenas devido ao incentivo de sua esposa. Nesta época, ensinava Inglês numa escola e morava com a família em um trailer, e escrevia artigos e histórias para revistas. Por 10 anos a partir desta época, foi alcoólatra, fumante e viciado em remédios e drogas, problemas que superou quando sua família e amigos próximos forçaram-no a encarar seus vícios.

Seu êxito continuou a crescer com a publicação de suas obras seguintes, O Iluminado e A Dança Da Morte. O protagonista d'O Iluminado, Jack Torrance, é, segundo King, baseado parcialmente em si mesmo, com seus conflitos criativos e seu vício em álcool.

Em 1999, King foi atropelado e ficou gravemente ferido, fato que o levou a repensar sua carreira e sua vida. Resolveu terminar a série A Torre Negra, revendo os livros publicados até então e lançando os 3 livros finais em 2003 e 2004.

Seu método de escrita envolve escrever ao menos 2000 palavras por dia, mesmo que as jogue fora no dia seguinte; o que importa, para ele, é prosseguir o trabalho. Depois de pronto, o livro é guardado por alguns meses, para que a mente do autor se desligue da obra. Findo esse descanso, King retoma a obra e a revisa e edita, até achar que está pronta para publicação.

Uma das característas de sua obra é amealhar fãs dedicados e críticos contundentes, sem meio termo. Há críticos que o consideram um gênio e outros que o consideram fraco, ilógico, prolixo e confuso. Sobre este tema, diz-se que King teria dito que, mesmo falando mal de suas obras, as pessoas continuam comprando-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário