quarta-feira, 1 de maio de 2013

Codex de Ouro 2013 - Divulgação dos indicados para as categorias de gênero

No último sábado, 27 de abril, foram apresentadas as 42 obras literárias indicadas para as categorias de gênero do Prêmio Literário Anual Codex de Ouro, com transmissão ao vivo via web, conduzida por Djan Soares, representante do Projeto Novos Escritores e um dos novos parceiros do Grupo Ponto do Autor na produção do Codex de Ouro 2013.

Roberto Laaf e Adriana Brazil (2 indicações em 2011)
As categorias de gênero são aquelas consideradas categorias de eixo do prêmio, ou seja, representam a essência da proposta que tem o Codex de Ouro, por reunirem as obras literárias que efetivamente encantaram o público leitor na visão do grupo; por meio de pesquisas na web e de um processo de avaliação da comissão organizadora do prêmio, formada por quatro integrantes do próprio Grupo Ponto do Autor.

Para essa divulgação, o grupo ofereceu um coquetel no Espaço Gourmet do Barra Sunday, no Rio de Janeiro, onde reuniu patrocinadores, editores e alguns autores que estiveram presentes na primeira edição do prêmio, realizada em 2011, no Cinesystem do Recreio. O ambiente agradável e de confraternização teve seu toque de solenidade no momento da divulgação dos indicados, com a leitura dos pergaminhos que traziam os nomes das obras literárias escolhidas pelo grupo.

Eliane Raye e Babi Dewet (ganhadoras do Codex em 2011)

Além da divulgação dos indicados para as categorias de gênero do Codex de Ouro, o diretor executivo do grupo, Roberto Laaf, anunciou algumas modificações no prêmio, parte delas, já executadas para a edição deste ano, e outras que farão parte do edital da edição de 2014.

Entre as mudanças na edição deste ano, tivemos a inclusão da categoria Juvenil entre as categorias de eixo, substituindo a categoria Poesia, que será transferida para outro prêmio a ser inaugurado em 2014; ocorreu também a unificação das categorias Antologia – Individual e Antologia – Conjunto.

Entre as mudanças que ocorrerão a partir da próxima edição do prêmio, destaca-se a das inscrições para as categorias técnicas e complementares que, na visão do diretor do grupo, são categorias que dependem mais da avaliação de profissionais em cada segmento específico do que propriamente do encantamento que possam ter proporcionado com relação à leitura de seu conteúdo.

Em suma, um design de capa pode ser avaliado por profissionais da área de design como capistas e ilustradores, entre outros; um book trailer pode ser avaliado por profissionais da área de produção de vídeo, e podem ganhar um Codex de Ouro mesmo que a obra literária em si não tenha surtido o efeito da popularidade na internet, requisito obrigatório nas categorias de gênero. Com esta nova característica, o grupo pretende criar a oportunidade tão esperada para que mais obras literárias possam fazer parte do Codex de Ouro.

Ao final do discurso, Roberto Laaf ainda apresentou o Prêmio Literário Orbe de Cristal, que neste ano terá a celebração de sua primeira edição. Com proposta inovadora e contextualização diversa a do Codex de Ouro, o Orbe de Cristal chega para movimentar ainda mais o meio literário, permitindo maior interação entre seus profissionais, criar a oportunidade para que aqueles que criam a literatura elejam seus próprios favoritos e ampliar o glamour que tanto deseja conferir à literatura em nosso país.

Roberto Laaf apresenta o prêmio Orbe de Cristal

Em suas próprias palavras: “o orbe representa o meio literário encerrado em si mesmo, e é de cristal porque pretende ser transparente com relação a quem o próprio meio deseja destacar e premiar”.

Veja a relação completa dos indicados no portal do Codex de Ouro clicando aqui.


Comunicação
Grupo Ponto do Autor

Um comentário: